Manual de Orientação para Educadoras que lidam com situações de violência doméstica

  • Última modificação do post:dezembro 4, 2024
  • Comentários do post:0 Comentário

Infelizmente as restrições sanitárias durante a pandemia, que exigiram distanciamento social, se mostraram extremamente perigosas para as mulheres no Brasil. Sabe-se que a violência doméstica é um problema grave e, no governo Bolsonaro, o seu combate esteve longe de ser uma prioridade. Com isso, o coletivo de Mulheres da Rede Jubileu Sul Brasil decidiu lançar um manual com orientações técnicas sobre o acolhimento e escuta a mulheres vítimas de violência, seja ela física ou patrimonial.

O texto foi construído através de um trabalho conjunto entre todas as mulheres atuantes em territórios diversos. Nele estão contidas informações sobre a Lei Maria da Penha e principais instituições de apoio, além de um passo a passo no suporte a mulheres e meninas vítimas de violência. Foram criados registros para os principais territórios de ação da Rede Jubileu Sul e seu coletivo de mulheres, como Fortaleza (CE), Belo Horizonte (MG), São José dos Campos (SP), Porto Alegre (RS), Rio de Janeiro (RJ) e São Paulo (SP).

O objetivo da publicação é fortalecer as mulheres que estão nos territórios e comunidades onde o Jubileu Sul Brasil atua, para que elas sintam-se empoderadas, em condições de primeiro atender outras mulheres, fazer uma escuta atenta e, ao mesmo tempo, saber para onde encaminhar essas vítimas de violência.

Deixe um comentário